segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Ozonioterapia


 O Ozônio na natureza limpa todo o planeta

Quando chove e sentimos o cheiro de terra molhada na verdade é o cheiro do ozônio com reações bioquímicas que nem imaginamos.

No nosso corpo ele da aquilo que as células precisam para se reproduzir.

Com varios tipos de aplicacoes, desde a local, a banheira de ozônio, a retal, intravaginal e os aparelhos locais de ozônio, o método Ajuda nas cicatrizaçoes, dores em geral e fortalecendo principalmente o sistema imunologico.

 O ozônio possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e para modulação do estresse oxidativo. Além disso, melhora a circulação periférica e oxigenação”.

As críticas à ozonioterapia ocorrem por questões de mercado.  Vista como concorrência. Mas não deve ser encarada assim porque é uma terapia de caráter complementar, que vem para potencializar os resultados de outras, como acupuntura e homeopatia “o que difere medicamento de veneno é a dose”. 

Apesar da defesa da especialista e de haver regulamentação por diversos conselhos, a medicina continua como principal área da saúde a não reconhecer a técnica.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), por exemplo, já se posicionou afirmando que a ozonioterapia não é reconhecida para o tratamento de nenhuma doença.

“Trata-se de procedimento ainda em caráter experimental, cuja aplicação clínica não está liberada, devendo ocorrer apenas no ambiente de estudos científicos, conforme critérios definidos pelo Sistema CEP/CONEP”

O mesmo ocorreu com a Associação Médica Brasileira (AMB).

“Não há na história da medicina registro de droga ou procedimento contra um número tão amplo de doenças, que incluem, entre outros: todos os tipos de diarreia; artrites; hepatites; hérnias de disco; doenças de origem infecciosa, inflamatória e isquêmica; autismo; e sequelas de câncer e de Acidente Vascular Cerebral (AVC)”

A Academia Nacional de Medicina (ANM) foi mais uma a se somar à contrariedade, se posicionando quando a lei foi aprovada no Senado. Para a ANM, não há conhecimento de trabalhos científicos que comprovem a eficácia da técnica e a prática pode trazer riscos à saúde.

Infelizmente o caminho é árduo, difícil. Mas nunca impossível. Os terapeutas existem por muitas razões e nenhum terapeuta é contra o médico, psicólogos e fisioterapeutas ..muito menos contra a medicina, todos somos parte dela. Cada um deve respeitar o seu espaço e o espaço dos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário